O documentário "3 Atos de Moisés", dirigido por Eduardo Boccaletti, entra em cartaz nos cinemas no dia 4 de dezembro, em circuito nacional.
O filme mostra a vida do pianista Moisés Mattos, natural de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Desde muito novo Moisés cultivou uma determinação sem igual para superar preconceitos e origem extremamente humilde, para se tornar um pianista formado pela Universidade de Bremen e tocar em grandes salas da Europa.
O documentário é estruturado em três pilares que refletem as fases mais significativas de sua vida: seu início em Juiz de Fora, sua trajetória na Alemanha e seu retorno triunfante à sua cidade natal, a cidade mineira de Juiz de Fora. O filme é produzido pela É Pra Ontem Filmes e distribuído pela Pipa Pictures.
Dividido em três fases da vida de Moisés, o filme começa com o pianista relembrando sua trajetória de resiliência e determinação para aprender a tocar o instrumento.
A narrativa entrecortada, ambientada entre Brasil e Alemanha - sempre em movimento, assim como seu protagonista - nos leva ao segundo ato, mostrando como ele, que aprendeu alemão por conta própria ainda em Juiz de Fora, conseguiu se mudar para a Europa e continuar seus estudos no país natal de seus maiores ídolos musicais.
Mesmo enfrentando numerosos desafios na Alemanha, Moisés Mattos nunca parou: formou-se na Universidade de Bremen, aprendeu seis novos idiomas e iniciou sua carreira como solista, tornando-se um símbolo de persistência, perseverança e acima de tudo, amor pela música.
Equilibrando aulas, estudos e concertos diários, sua carreira se consolidou na terra dos grandes compositores, mas ainda havia um desejo a ser realizado: um recital em Juiz de Fora, sua cidade natal.
O terceiro e último ato do filme mostra o retorno às origens. Depois de mais de 15 anos no exterior, o pianista, que desenhou as teclas pretas e brancas do piano em um banco de madeira quando tocar em um instrumento real parecia um sonho distante , se apresenta pela primeira vez no Cine-Theatro Central, o maior palco da cidade.
Pela primeira vez, seus pais o veem fazendo o que mais ama, em um concerto que ele considera um dos mais importantes e emocionantes de sua vida.
SINOPSE
Moisés, natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, superou a pobreza, o racismo e a homofobia para se tornar um pianista prestigiado. Sem acesso formal à educação musical, ele começou praticando piano em teclas desenhadas em um banco de madeira.
Determinado, Moisés aprendeu sozinho a tocar, o que o levou a estudar na Universidade de Bremen, na Alemanha, onde se formou e iniciou sua carreira como solista. Após anos na Europa, retorna triunfante à sua cidade natal, realizando um recital no Cine-Theatro Central, onde seus pais o viram tocar pela primeira vez.
Trailer
FICHA TÉCNICA
Produtora: É Pra Ontem Filmes
Produtoras Associadas: Catiripapo Filmes e Tarannà Films
Montagem: Leonardo Gouvea
Diretor de fotografia: Pedro Castro
Técnico de som: Douglas Vianna
Música: Moisés Mattos
Idealização e produção: Carolina Pernisa
Produção executiva: Carolina Pernisa
Roteiro e direção: Eduardo Boccaletti
Fotografia Still: Luiza Barreto
Distribuição: Pipa Picttures
0 Comentários